Notícias »

Obama não concedeu entrevista à blogueira cubana

HAVANA, 5 SET (ANSA) – O portal de notícias Cubadebate publicou hoje um documento revelado pelo Wikileaks que coloca em xeque a versão da blogueira cubana Yoani Sánchez, que faz oposição ao governo, de que o presidente dos Estados Unidos teria lhe respondido uma entrevista em 2009.

Segundo o portal, que costuma publicar os artigos do ex-presidente Fidel Castro, não foi Obama que respondeu o questionário enviado pela blogueira, mas sim o Escritório de Interesses dos Estados em Cuba (Sina, na sigla em espanhol).

O site disponibilizou cópias das repostas dadas pelo Sina e a versão original publicada por Sánchez para mostrar o que, segundo eles, são diferenças “mínimas” entre as versões.

De acordo com documentos do Wikileaks, divulgados na semana passada, as perguntas foram enviadas, em espanhol e por e-mail, pela oposicionista em 28 de agosto de 2009, e as respostas devolvidas em 18 de novembro por um diplomata.

Estados Unidos e Cuba romperam as relações diplomáticas há meio século, mas os dois países mantêm, em suas capitais, escritórios que atuam em relação às gestões consulares e outros trâmites.

Yoani Sanchéz conquistou notoriedade internacional com seu blog Generación Y, no qual faz críticas à realidade cubana, o que a levou a ganhar prêmios na Europa e nos Estados Unidos, quase todos relacionados à luta pela liberdade de expressão.

(ANSA)

 

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

*